Você sabia que a alimentação pode ajudar a prevenir e tratar a acne? A saúde e vitalidade da pele são conquistadas primeiramente de dentro pra fora. Também existem os fatores hormonais, que são importantíssimos e devem ser avaliados por um profissional capacitado, mas a nutrição consegue modular significativamente alguns fatores responsáveis pelo surgimento das temidas espinhas.
O consumo elevado de laticínios e alimentos de alto índice glicêmico, como açúcar, doces e cereais refinados é um dos principais fatores responsáveis pela acne. Leite, derivados e carboidratos de alto IG elevam a secreção hepática de IGF-1 que, por sua vez, promove aumento da proliferação das células da pele e da liberação de hormônios sexuais, que estimulam a produção de sebo.
O consumo excessivo de ácidos graxos saturados e ômega-6 (óleo de soja, milho, canola, alimentos industrializados que contêm gordura hidrogenada, frituras..) também estimulam a acne por serem pró-inflamatórios e por aumentarem a proliferação de bactérias causadoras deste problema.
Além disso, já existem estudos demonstrando que a disbiose intestinal (alterações da homeostase microbiana intestinal) pode ser um fator importante para o surgimento da acne, por permitir a absorção de macromoléculas e toxinas que podem causar inflamação na pele – causadora dos cravos e espinhas.
Por fim, a deficiência de alguns nutrientes, como zinco, selênio, cromo , vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B também aumentam o desequilíbrio hormonal, e pioram este problema.
Portanto, sempre vale lembrar: a alimentação balanceada é o segredo de uma pele bonita!